Email Marketing – Como Funciona e Como Fazer →【Guia Definitivo!】

inbound-marketing

É fato que o email marketing é uma das melhores formas para vender pela internet através da estratégia de inbound marketing. Quem tem uma lista responsiva de emails de pessoas que pediram para receber suas informações, é como se fosse algo como uma “máquina de imprimir dinheiro”, pois é dali que poderão sair grande parte de suas vendas pela internet no médio/longo prazos.

Ainda vemos muitas pessoas trabalhando pela internet que não possuem um sistema de email marketing (ou CRM) para gerenciar seus contatos e clientes. Isso é bem crítico, pois você está deixando uma boa parte do dinheiro que poderia estar ganhando com estas pessoas que já compraram de você e que não tem mais relação com elas, pois não pegou o email quando fizeram uma compra contigo e/ou quando estiveram em seu site.

Para lhe ajudar a entender todo o conceito básico por trás dessa estratégia, vou lhe explicar em detalhes a importância da aplicação dessa estratégia no seu negócio e como você pode se diferenciar da concorrência, através da correta aplicabilidade de copys nos seus funis de marketing. Vamos lá…

O Que é Email Marketing?

É uma das melhores formas de se comunicar com seus leads, potenciais clientes e clientes atuais através de um sistema de gerenciamento e envio de emails, também conhecido como CRM e autoresponder.

Lead é um consumidor em potencial que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou algum interesse no seu produto/serviço/empresa após cadastrar seu e-mail num formulário de sua landing page, página de captura e/ou após realizar uma compra do seu produto.

É fato que, se você não tiver, pelo menos, um funil de marketing básico, que inclui Página de Captura/Landing Page + Autoresponder/Email Marketing no seu negócio, está deixando de aproveitar uma ferramenta de muito potencial para alavancar seu negócio.

Vou te mostrar neste guia completo sobre email marketing várias dicas e estratégias para usar esta excelente ferramenta no seu negócio. Apesar de, hoje em dia, já termos várias formas de se comunicar com a audiência, através de chatbots, redes sociais, notificações de push, remarketing, etc… – os maiores especialistas em marketing do mundo ainda recomendam manter o e-mail marketing como uma ferramenta de contato com seus leads.

Email Marketing surgiu, devido a necessidade dos comerciantes fidelizarem seus clientes, após os mesmos realizarem a compra de um produto ou de visitarem suas páginas de captura/vendas e não terem concluído a ação desejada.

Ou seja, suponha que um lead em potencial visitou sua página de captura, preencheu o e-mail, mas não comprou o seu produto de imediato na página que ele foi direcionado. Como você já capturou o e-mail dele, agora você poderá trabalhar essa lead para convertê-la em seu cliente através de um sistema que chamamos de autoresponder. O autoresponder será a ferramenta técnica que você irá utilizar para configurar mensagens automáticas de forma a gerar conteúdos e fazer vendas para essas leads em potencial no curto, médio e longo prazos.

Porque você precisa de um autoresponder?

É porque com essa ferramenta, você poderá manipular dados em massa, desde 100 contatos até milhões de contatos no seu e-mail de forma automática. Com uma base pequena para negócios mais específicos, você até consegue fazer de forma manual, mas para trabalhar com milhares/milhões de contatos, é impossível gerenciar isso “na mão”. Você precisar de uma boa ferramenta para automatizar os envios de mensagens e broadcasts para sua audiência.

Resumidamente, com o autoresponder você terá um contato mais próximo com seu público-alvo e ter estas leads potenciais e clientes por muitos anos lhe acompanhando e comprando os produtos que você recomenda ao longo do tempo.

Ou seja, com o avanço do Marketing Digital, esta ferramenta pode fazer muito mais do que isto, pois além de você ter o email de seus clientes, você pode capturar os emails de potenciais clientes que virão a comprar de você posteriormente, a partir do momento que você começar a enviar emails de relacionamento com estas pessoas através de um bom autoresponder.

Como Funciona?

autoresponder

Atualmente, com a concorrência cada vez mais acirrada, a melhor forma de você conquistar seus clientes para voltarem a comprar de você ou acompanhar seu trabalho de perto, é usando uma boa ferramenta de acompanhamento.

Isto só é possível, conforme mencionei acima, se você utilizar uma ferramenta chamada autoresponder, em que você consegue acompanhar seus contatos diariamente, semanalmente, mensalmente ou de qualquer outro intervalo de tempo, enviando emails com conteúdos (dicas, tutoriais, informações relevantes, etc) e e-mails de vendas (promoções, recomendações de produtos de seu negócio).

Para que você trabalhe com esta ferramenta de uma forma profissional, você precisa criar uma isca digital para fazer com que seu lead em potencial se inscreva na sua landing page (ou página de captura) para começarem a receber seus emails através do autoresponder. Com isto, você só enviará emails para quem está lhe autorizando enviar, pois a pessoa consentiu em deixar o e-mail dela na sua página de captura para receber seus materiais publicitários e/ou de conteúdo.

Isto é fundamental, pois se você enviar emails para quem não lhe solicita, estará praticando Spam (não recomendado), pois isso pode até funcionar no curto prazo, mas no médio/longo prazos as ferramentas de e-mail marketing irão identificar esse tipo de comportamento e irão banir sua conta.

Spam é toda informação não solicitada, ou seja, emails de publicidade enviados para uma determinada audiência que não lhe autorizou e/ou não se cadastrou numa página de captura/landing page da sua empresa.

Como Utilizar?

Hoje em dia, recebemos vários e-mails diariamente e, por falta de tempo, geralmente selecionamos apenas os melhores para lermos simplesmente através do primeiro impacto na nossa caixa de entrada, que é o título do e-mail. Isso porque, nossa tendência é de abrir primeiramente os e-mails que tem os títulos que mais chamam a  nossa atenção.

PS: Eu falarei mais abaixo sobre isso e irei te fornecer alguns títulos (linhas de assunto) para chamar atenção da sua audiência e se destacar em relação á concorrência. 🙂

Bom, a abertura do e-mail é o primeiro passo a alcançar. Após o seu lead abrir o e-mail você terá, no máximo, 10 segundos para fazer com que ele permaneça lendo o e-mail. Esta é a média que uma pessoa gasta para analisar se um e-mail tem (ou não) importância para ela.

E, para capturar a atenção de seus leads logo no início do e-mail, é imprescindível que você tenha em mente 3 perguntas básicas, mas muito importantes, que são:

1) Qual o objetivo do e-mail que estou enviando?
Enviar conteúdo, enviar uma oferta ou apenas fazer o seguimento tentando criar o relacionamento?

Bom, a primeira dica é:

O objetivo do seu e-mail é sempre ter um link clicado e NUNCA fazer dele (e-mail), um site de vendas, mas sim uma “ponte” para a pessoa tomar a ação proposta dentro do seu site.

“As pessoas adoram comprar, mas detestam que lhe empurrem qualquer coisa.”

2) Para quem está falando nesse email? (contatos, amigos ou clientes).
É importante saber diferenciar o seu público-alvo, ou seja, se você tiver vários formulários de captura, não poderá enviar o mesmo e-mail para quem se inscreveu para conhecer sua oportunidade também para quem quer apenas receber um curso gratuito que você tenha, por exemplo.

Portanto, faça a segmentação de sua lista e diferencie os seus leads através das ferramentas disponíveis dentro do seu autoresponder, através da criação de listas, tags e automação.

3) O que vai fazer para ter aquele clique?
No seu conteúdo você precisa ser conhecido como um expert e que entende do assunto. Procure sempre se comunicar se forma clara, concisa e direta ao ponto, para que sua audiência lhe entenda e seu trabalho seja valorizado. Escreva com o “coração” e mostre as pessoas que você quer criar um relacionamento de longa data com elas e não seja igual aquele “vendedor chato” da loja de sapatos que fica atrás de você o tempo todo perguntando qual deles você irá levar.

Seja divertido, pessoal e transparente em todos as suas comunicações. Jamais conte mentiras ou dê opinião de algo que você não conheça ou já tenha experimentado.

Além destas 3 perguntas super importantes, é preciso que você coloque uma frase de alto impacto para chamar a atenção de seus leads para lerem seu e-mail até o fim. E aqui entram as linhas iniciais de assunto para você introduzir seu conteúdo de forma didática e chamativa. Eu vou lhe passar algumas linhas de assunto que eu já testei com milhares de contatos e obtive excelentes feedbacks e que você também poderá testar e adaptar no seu negócio.

É claro que algumas pessoas terão bons resultados e outras nem tanto com essas linhas de assunto abaixo, pois cada caso é um caso e cada audiência é diferente da outra, mas sugiro sempre testar novas linhas de assunto até encontrar aquelas que você obterá as melhores taxas de abertura.

Linhas de Assunto

email-marketing

Segue abaixo algumas linhas de assunto sugerida para você colocar logo no início do seu e-mail na configuração das suas mensagens automáticas no autoresponder:

* Você ouviu as notícias?
* Isto pode ser um choque para você…
* Você já alguma vez viu isto?
* Eu tenho uma confissão a fazer…
* Estou mal que até me apetece gritar…
* Sim é verdade…
* Você sabia disto?
* Aqui está toda a história…
* De acordo com novos estudos…
* Vamos encarar…
* Deixe-me fazer uma previsão…
* Isto descreve você?

Perceba que todas elas tem algum tipo de chamada para a ação (Call To Action) para que a pessoa continue lendo seu email. 😉

Após você fazer o CTA, vem a parte da introdução do seu email.

Introdução

Depois que você prendeu a atenção de seu lead na frente da tela e fez ele ler a frase inicial de impacto, chegou a hora de fazer a introdução, ou seja, o que você realmente irá comunicar à sua lead no email.

Para fazer uma boa introdução de seus e-mails, é preciso despertar alguns gatilhos mentais que chamam a atenção de qualquer pessoa, como:

  • Gatilho Mental da Autoridade
  • Gatilho Mental da Razão
  • Gatilho Mental da Reciprocidade
  • Gatilho Mental da Escassez
  • Gatilho Mental da Urgência
  • Gatilho Mental da Prova Social
  • Gatilho Mental do Comprometimento

Eu vou falar sobre gatilhos mentais em outro post, mas eles basicamente são os estímulos importante que o cérebro humano recebe para uma tomada de decisão. Se você trabalha com vendas, é essencial ter consciência desses gatilhos e entender quais e de que forma podem ser usados nos momentos-chave da negociação.

Portanto, essa parte da introdução dos e-mails é muito importante, pois se a pessoa não ler essa introdução, dificilmente lerá seu e-mail até o fim. Portanto, sugiro sempre dedicar a maior parte de seu tempo para configurar a introdução dos seus e-mails, de modo a deixar seus leads curiosos e interessados em ler sua mensagem até o final e tomar a ação desejada por você.

Uma outra dica importante é que você dedique conteúdos exclusivos para enviar por e-mail à sua audiência. Ou seja, os conteúdos enviados não devem estar disponíveis abertamente ao público, como num blog por exemplo. Esses conteúdos que ela (audiência) receber não pode estar em nenhum outro lugar. Isso fará com que se mantenham sempre ligados aos seus novos e-mails, pois eles sabem que seus conteúdos são sempre relevantes.

Face a isto, você pode aproveitar o seu serviço de email marketing para se aproximar ainda mais de seus leitores.

No tópico acima, te passei dicas de frases iniciais para seus e-mails, que faz com que as pessoas tenham interesse em ler seu conteúdo por completo.

Depois de fazer esta primeira introdução com uma frase impactante, o próximo passo é introduzir corretamente o que você tem a falar para seu público, ou seja, você se apresentar para sua lead para já criar uma relação de confiança com ele.

O que acontece é que, quando a lead recebe seu e-mail, mesmo que tenha se inscrito no próprio dia na sua lista, ela pode não se lembrar de você.

Você gostaria de ler um e-mail sem saber o motivo daquele email estar ali ou, ao menos, sem saber quem é a pessoa que está te escrevendo aquele email? Provavelmente não, correto?

Perguntas Para a Introdução

Para evitar que isto aconteça com seu contato, faça as 5 perguntas primordiais antes de iniciar seu e-mail:

* Quem?
* Onde?
* O Que?
* Como?
* Porque?

Você pode iniciar por:

=================
“Olá Fulano,

Aqui é o Ciclano (Quem) do site http://www.seusite.com (Onde) e hoje preciso te passar uma sugestão de ferramenta que mudou meu negócio (O Que)

Você está recebendo este email pois se cadastrou no meu site para receber minhas dicas exclusivas (Como). É importante você marcar meu email na sua lista de favoritos do seu serviço de email, para que minhas dicas e estratégias sempre cheguem corretamente para você, ok? (Porque)“…
=================

Fazendo isso, você já lembra sua lead de onde você é e, ao mesmo tempo, gera uma conexão forte com ela. Já a frase inicial você pode utilizar alguma daquelas que eu já passei no tópico acima para rascunhar a sua ideia e desenvolver o seu e-mail.

Transição Para o Conteúdo Principal

Para você elaborar a ideia central dos seus e-mails para “prender” a atenção de seus contatos e fazer com que eles leiam toda sua mensagem, é preciso fazer uma boa transição da introdução para o assunto principal.

E aqui a minha dica é que você encontre o ponto ideal de como você estivesse ao lado de seu contato falando somente para ele através do email e não apenas um ficar como um “robô” nos seus e-mails, apenas querendo vender para eles.

Você pode fazer uma mesclagem de conteúdos mais formais com informais do dia a dia. Evite palavras de difícil entendimento e muito complexas. Nós, seres humanos, temos a tendência de ser preguiçosos em ler conteúdos muito técnicos ou chatos para entender. Portanto, seja direto ao ponto e proponha sempre uma leitura agradável para suas leads

Crie também uma boa relação com as pessoas, responda às suas questões e/ou dúvidas que porventura surgir…

Vamos agora falar como é possível ter algo que não está relacionado e conectar com o que queremos vender. Até o momento, comentei sobre como encontrar um tema e escrever uma história.

Vejamos agora como devemos fazer a transição entre a história e o que você relaciona com o que queremos vender. Vamos fazer esta transição de uma forma muito suave, ou seja, temos de falar sobre o problema ou necessidade e de como o produto ou serviço que você pretenda divulgar pode solucionar o problema dos seus leads.

Se consegue fazer isto efetivamente, com certeza você terá um maior nível de sucesso. E, saindo da introdução, você pode começar a parte central dos seus e-mails com frases como:

=================

* Isto faz-me lembrar o que está passando no meu negócio…
* Por falar nisto, você sabia que…
* Isto é muito parecido com aquilo que passamos na vida…
* O que está passando agora possivelmente é muito parecido com aquilo que passei na…
* Muito parecido com o que o meu amigo estava passando..

=================

Nós temos que fazer uma comparação entre a história e a lead. Não fale sobre como o seu produto é fantástico ou que você é isso ou aquilo. 

A ideia é dar uma “apertada” na sua lead para pensar que precisa realmente de uma solução para aquele problema em questão.

Isto leva-o a preparar para introduzir o produto e/ou serviço que quer promover neste email ou num email futuro. 

Depois fazemos a transição com frases tipo:

* Não gostaria de deixar de lado…
* Como seria a sua vida se não tivesse que…
* Não seria bom se o seu gato obedecesse quando…
* Já viu o que seria se…
* Imagine se não tivesse que..
* Se houvesse uma forma que pudesse…
* Sabe o quê? Agora você pode!!!
* Eu encontrei uma resposta para…
* Aqui está uma forma para você…
* Bem.. parece mentira mas aqui está a solução…
* Eu tenho a resposta para isso…
* Aqui está o link que tem a resposta que procura… 

Estes são os principais tópicos que você deve focar nos seus e-mails para manter o seu contato interessado em ler o que você tem para passar. Trabalhe de forma profissional na transição do seu email marketing e em todo o conteúdo para ter resultados diferenciados.

Conclusão

o-que-e-email-marketing

Bom, depois de você fazer uma boa introdução e explanação do conteúdo principal, chegou o momento da conclusão do seu email. Essa é a hora de você enviar a lead para seu site para complementar a ação desejada que você deseja no email.

Só lembrando que todo email que você enviar, deve ter o propósito de levar a pessoa para seu site/blog para, aí sim, você apresentar e vender seu produto para ele. No caso de emails apenas informativos, a ideia deve ser sempre de levar seu contato para ler o artigo completo no seu blog ou site institucional. Sempre sugiro ter um blog para um ponto de contato mais formal e pelas pessoas já estarem acostumadas com conteúdos nesse formato na internet.

Você pode fazer uma breve introdução do artigo pelo email e, para a lead concluir a leitura, você deve mandá-la para seu blog. Porque fazer isto?

Simplesmente porque você, além de ganhar mais uma visita qualificada no blog, poderá apresentar algum produto ou solução a este prospecto através do seu artigo. 😉

Continuando a ideia da conclusão do email, o que você deve fazer nesta parte é, obviamente, concluir sua ideia apresentada no email e encaminhar a pessoa para um link externo (blog, site, recomendação de um produto, etc…).

Fazendo isto, seu trabalho ficará completo através do email. Depois, a missão será vender o produto para ele lá pelo site que você o encaminhou.

Títulos

Os títulos é um dos fundamentos principais para fazer com que seus leads abram seus e-mails. De nada adianta você ter um e-mail fantástico, se ele não for aberto para ser lido, concorda?

O grande segredo para fazer com que as pessoas abram seus e-mails, é você colocar um título que se diferencie dos outros e-mails que seus leads e/ou clientes recebem diariamente.

Nesse momento você deve estar se perguntando porque eu não coloquei este tópico do título lá no início do artigo, já que eu venho falando passo a passo de como escrever o email e, o título, é o primeiro a colocar no email.

Eu fiz isto de propósito mesmo, pois um bom email só recebe o título após você concluí-lo. Estranho né? Explico…

Sim, é isso que recomendo você fazer (dica ninja..heheh), pois eu tenho feito nos últimos anos e é bem melhor para criar bons títulos.

A ideia é você escrever todo o seu email e, somente no final, quando você for concluir para enviar a sua lista, é que deverá colocar o título. Fazendo desta forma, seu título ficará bem mais atrativo, pois você já sabe exatamente o que escreveu e será bem mais prático criar o título para ele.

Bom, conforme já falei acima, nós recebemos muitas mensagens em nossa caixa de entrada todos os dias. E, na maioria das vezes, temos que selecionar aqueles que são mais importantes para lermos, devido o tempo estar cada vez mais escasso.

Particularmente, hoje em dia eu só me inscrevo em listas que realmente irei ler todos os e-mails que recebo. Eu saí de todas as listas que não lia para otimizar meu tempo e minha produtividade. Atualmente, consigo “zerar” minha caixa de entrada todos os dias e isso traz uma “paz interior” que você não faz ideia, ao menos que implemente esse hack na sua caixa de entrada. Confesso que foi excelente e recomendo!

A primeira coisa que uma pessoa vê na sua caixa de e-mails é, obviamente, o título do e-mail.

São raras as pessoas que abrem um e-mail sem ler o título. O título é como se fosse o segredo dos segredos de todo especialista em email marketing. Será através de 4 ou 5 palavras que você irá conquistar (ou não) a confiança de seu leitor para ler sua mensagem.

Portanto, foque-se em ter um título atrativo, realista e que gere a maior curiosidade possível na sua lead, pois será desta forma que você aumentará as taxas de abertura dos seus e-mails.

Segundo dados estatísticos, a média da taxa de abertura de e-mails para quem utiliza autoresponder, é de cerca de 10 a 15%. Você consegue ver as taxas de abertura/cliques na área de relatórios/estatísticas do seu autoresponder e é super importante você monitorar isso com frequência semanal/mensal para sempre estar otimizando seus títulos. Hoje em dia, várias ferramentas de autoresponder permitem você realizar testes A/B nos títulos dos e-mails para sempre otimizar as taxas de abertura deles. Isso é excelente!

Se suas taxas de abertura estão abaixo de 10%, basta ir testando novos títulos afim de aumentá-las. Apenas com testes constantes que você conseguirá aumentar as taxas de abertura.

Pois bem, a dica que lhe darei agora é valiosa, pois é fruto de vários anos que já utilizo email marketing em meus negócios e também de cursos e mentorias que fiz e fui aprimorando ao longo do tempo. Eu selecionei aqui os títulos que me deram as melhores taxas de abertura nos meus emails.

Você poderá testar as sugestões de títulos abaixo em qualquer nicho de mercado, pois são genéricas e eu já testei em, pelo menos, 3 grandes nichos de mercado e tive bons resultados.

Para testar, basta substituir os espaços em branco pelas palavras relativas ao conteúdo principal dos seus e-mails. 

• “Para ______ Isto Funciona Que Nem Louco”

• “Porque _______ Não ______________?”

• “Como Sobreviver __________________?”

• “Esta Dica de ______________ é Fácil demais”

• “O Maior Erro ________________ Cometem Nos Negócios”

• “Você Comete Este Erro Com _____________________?”

• “O Verdadeiro Segredo Para ______________________”

• “A Maneira Mais Rápida Para ________________________”

• “Tenha as Suas Perguntas Sobre _______________________”

• “Aqui Está Um Exemplo do Que Funciona Para ______________”

• “Algo Que Todos os __________________ Precisam Saber”

• “Aqui Está Uma Forma Mais Fácil Para _____________________”

• “Como _____________________________?”

• “Aqui Está O Que Deve Fazer Para ________________________!”

• “A Melhor Forma Que Eu Conheço Para ______________________

• “Sobre Seu ____________________________________”

• “Um Ótimo Guia Que Encontrei Para ________________________”

• “Isto Arruína Qualquer _____________________________”

• “___ Erros Chocantes Que Destroem Seu ___________________”

• “Quanto Mais Cedo Você Souber ___________ Melhor…”

• “A Verdade Nua e Crua Sobre _________________________”

• “O Modo Mais Fácil e Rápido De/Para ____________________”

• “Descubra o Segredo Mais Bem Guardado Pelos ______ Para ________”

• “Uma Maneira Simples Para ______ Que Funciona Para ____________”

Experimente usar esses títulos quando for escrever sua sequência de emails e verá como suas taxas de abertura irá aumentar…

Bom, este assunto é bem extenso e procurei colocar aqui um pouco da minha experiência de vários anos trabalhando com autoresponder/email marketing para te ajudar nos seus negócios.

No mais, recomendo que você sempre estude as melhores formas de se relacionar com seu público através de email marketing, pois é uma ferramenta primordial para te ajudar a ganhar dinheiro em qualquer nicho de mercado.

Agora me diga nos comentários: Você já está usando email marketing nos seus negócios? Como estas dicas poderão te ajudar nos seus negócios?

Até breve!

Charles Rezende

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!